Burberry

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Burberry

O xadrez mais famoso do mundo também é responsável pelo desenvolvimento da gabardine. É a marca que saiu da chuva para os desfiles de moda no segmento de luxo e conquistou consumidores elegantes em todas as partes do mundo.

A história
Tudo começou em 1856 quando o jovem Thomas Burberry, então com apenas 21 anos, abriu uma pequena e modesta loja em Basingstoke, Hampshire, na Inglaterra, especializada em roupas para atividades esportivas, como a caça e a pesca. O jovem aprendiz de tecelão se preocupava muito com a qualidade de suas peças, que ganharam a confiança dos ingleses e transformaram sua loja em um grande empório em menos de 20 anos, que atendia principalmente a rica e sofisticada clientela da região. A inovação veio com a criação da gabardine em 1879, um tecido impermeável, respirável e extremamente resistente para dias de chuva, que virou matéria-prima de capas de chuva e da indumentária para facilitar a vida de exploradores e esportistas. O tecido impermeável, macio e chique caiu perfeitamente bem sobre a chuvosa Inglaterra e ainda como opção para o lazer no campo e no mar, tão comum entre a aristocracia da época. A invenção seria patenteada em 1888. Pouco depois, em 1891, com o nome de Thomas Burberry & Sons a empresa inaugurou uma nova loja na região de West End em Londres. Devido á praticidade da gabardine, em 1895, Thomas foi “convocado” pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, que seria o antecessor do trench coat (em inglês, casaco de trincheira). Era o surgimento da famosa capa de chuva, adaptada ao estilo militar. Em 1909, a marca inaugurou sua primeira loja em Paris, ingressando assim na “capital da moda”.

Nos anos de 1920, o tecido xadrez (bege, preto, vermelho e branco), introduzido em 1924 e logo depois patenteado, que é marca registrada da BURBERRY, passou a ser utilizado no forro desses casacos. O trench coat, forrado com tecido xadrez, ganhou as ruas, se atrelando cada vez mais a um conceito de elegância, que vestiu de políticos a estrelas de cinema, como quando foi utilizado pelos atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no mítico filme Casablanca, ou ainda vestiu a dupla Audrey Hepburn e George Peppard na inesquecível cena final de beijo sob a chuva em Bonequinha de Luxo. Em razão da importância da marca no mercado britânico (e mundial), em 1955, a BURBERRY foi condecorada com uma Royal Warrant (uma menção honrosa dada a comerciantes e marcas) pela majestade Rainha Elisabeth II. Também neste ano, a marca foi comprada pelo grupo Great Universal Stores (GUS). Já em 1989, a marca se tornou fornecedora oficial do Príncipe Charles, futuro rei da Inglaterra.

A marca começou sua internacionalização na década de 1970, quando uma loja âncora foi inaugurada em plena Manhattan. Mas nem tudo foi glamour na história da tradicional marca britânica. Na segunda metade do século XX, a marca em si ficou perdida no acelerado mundinho fashion e relacionada a um público acima de 50 anos. A clientela da marca BURBERRY dividia-se entre velhinhas de bochechas rosadas e turistas japoneses de passagem pelo Reino Unido. As lojas mais sofisticadas nem sequer tinham estoque de seus produtos e a empresa parecia condenada a uma caretice eterna. Mas, a reviravolta começou em 1997 quando a empresa GUS (que detinha a maior parte das ações da empresa) convidou a americana Rose Marie Bravo, então presidente da tradicional loja de departamento Saks Fifth Avenue, para ser a principal executiva da marca. A partir dali, se iniciou o processo de criação de uma nova imagem: uma BURBERRY totalmente fashion. Uma de suas principais providências foi recrutar Roberto Menichetti, ex-estilista da Jil Sander para comandar a criação das novas coleções da marca britânica.

Linha do tempo das fragrâncias Burberry

1991
Lançamento de seus primeiros perfumes.

1997
Lançamento do perfume feminino Burberry Weekend.

2000
Lançamento do perfume Burberry Touch.

2004
Lançamento do perfume Burberry Brit Feminino.

2005
Lançamento do perfume Burberry Brit Masculino.

2006
Lançamento da fragrância Burberry London Feminino, inspirada na cidade de Londres, presente até na composição do perfume, com as rosas inglesas.

2008
Lançamento do perfume masculino Burberry The Beat. O perfume gerou US$ 30 milhões durante o seu primeiro ano de vendas somente nos Estados Unidos.

2010
Lançamento do perfume Burberry Sport, nas versões feminina e masculina.

2013
Lançamento do perfume masculino BRIT RHYTHM. A versão feminina seria lançada em janeiro de 2014. Para estrelar a campanha de lançamento a marca escolheu a modelo Suki Waterhouse.