Yves Saint Laurent

Body Kouros Masculino Eau de Toilette - Yves Saint Laurent
Kouros Masculino Eau de Toilette - Yves Saint Laurent

Yves Saint Laurent

A Yves Saint Laurent, fundada em 1962, é uma das grifes de moda mais famosas do mundo focada em produção de roupas, acessórios e perfumes. O estilista tem, tal como a marca, uma história de glamour, com muitos modelos criados, desde o clássico e tímido ao mais sofisticado e ousado. Yves Henri Donat Mathieu Saint Laurent nasceu em Orã, na Argélia, em agosto de 1936. Sua família, de origem alsaciana, deixou a França em 1870.

A grife de Saint Laurent teve desde o seu início, a modernidade como um de seus fundamentos e inspirações. Em seus mais de 40 anos de carreira, foram mais de 70 coleções de alta-costura e uma infinidade de produtos que levam sua marca e são vendidos em toda parte do mundo. Até os dias de hoje, o designer é visto como um grande visionário, por ter criado peças em um estilo que não se via muito no mercado: roupas práticas, mas linhas bastante sofisticadas. Essa tendência marcou o mundo da moda nas décadas de 60 e 70.

Seu primeiro desfile com a marca Yves Saint Laurent aconteceu em janeiro de 1962 e, a partir daí, a sigla YSL se tornou sinônimo de elegância e vendas alavancadas por uma série de licenças da marca, como meias, lenços, chapéus, bolsas, bijuterias, cintos, óculos e perfumes distribuídos em diversos países.

Em 1965, uniu moda e arte ao criar os vestidos tubinho inspirados nos trabalhos do holandês Piet Mondrian (1872-1944), artista plástico fundador do neoplasticismo, estilo que usa um vocabulário restrito às verticais e horizontais e às cores puras. O vestido se tornaria um ícone da moda. Outros artistas também o inspiraram em suas criações, como Pablo Picasso, Georges Braque, Andy Warhol, Velázquez e Delacroix.

Yves Saint Laurent democratizou a indústria e em 1966 foi o primeiro a popularizar o pronto-a-vestir. Para cumprir esse objetivo, ele criou produtos de qualidade a preços mais baixos e acessíveis, fazendo assim catálogos para diferentes tipos de público. Rapidamente a grife se tornou uma das mais famosas do mundo, tanto pela sua qualidade como pela criatividade de Yves, que colocava em cada modelo, muito da sua personalidade.

A Yves Saint Laurent se tornou um símbolo de sofisticação, e por conta disso, a grife atraiu fashionistas de todo o mundo, entre as quais se encontravam algumas das mulheres mais famosas do planeta, como Loulou de La Falaise, Diane Von Fustenberg ou Catherine Deneuve.

Entre todas as criações de Saint Laurent, a mais marcante de todas foi o “Le Smoking”, como foi chamado o traje que sinalizava uma mudança na forma como as mulheres se vestiriam dali pra frente.
O Le Smoking foi apresentado pela primeira vez em 1966 com uma blusa transparente e uma calça masculina, e representava uma nova atitude feminina. Depois disso, o traje passou a desfilar em todas as coleções do estilista.

Yves deixou o mundo da moda em janeiro de 2002 quando apresentou seu último desfile, que foi uma retrospectiva de todas as suas grandes criações. O talentoso designer faleceu em 2008 deixando um legado para o mundo da moda que, continua até os dias de hoje, presente numa das casas de alta-costura mais marcantes do mundo fashion.

Linha do tempo de Yves Saint Laurent.

1962
Desenhou o figurino para Claudia Cardinale no filme “A Pantera Cor de Rosa”, de Blake Edwards.

1964
Lançamento de seu primeiro perfume chamado Y.

1966
Inauguração da primeira boutique Saint Laurent Rive Gauche.
Lançamento da coleção com inspiração nas tradições primitivas africanas.

1969
Inauguração de sua primeira boutique de moda masculina chamada Rive Gauche Homme.

1971
Lançamento a coleção retrô anos 40.
Pousou nu, num clique de Jeanloup Sieff, para o lançamento do perfume YSL Pour Homme.

1976
Lançamento da coleção inspirada nos balés russos.

1977
Lançamento do perfume Opium (maior sucesso em fragrâncias da grife).

1981
Lançamento do perfume Kouros.

1983
Lançamento do perfume Paris.

1989
Lançamento do perfume Jazz.

1992
Lançamento da Touche Eclat, caneta luminosa que ilumina e disfarça imperfeições. Com sua embalagem dourada chique e prometendo milagres no rosto, até hoje o produto nunca sai da lista dos itens mais vendidos da marca francesa. Segundo os cálculos da YSL, uma caneta destas é vendida a cada 20 segundos em algum lugar do mundo.

1993
Lançamento do perfume Champagne.

2007
Lançamento do perfume Elle.

2009
Lançamento do perfume Parisienne, que tem como garota-propaganda a inglesa Kate Moss. O objetivo é tornar Parisienne o segundo maior produto da YSL, depois do campeão de vendas Opium.

Na Le France Perfumes você encontra os melhores perfumes da grife Yves Saint Laurent e de outras marcas.
A Le France está há nove anos no mercado de perfumes importados e reúne mais de 2.000 produtos de 100 grifes especialistas em aromas incríveis.
Garanta logo o seu perfume Yves Saint Laurent!